Jovem tem pele sugada após ficar presa a filtro de piscina

Iohana ficou com um enorme hematoma nas costas (Foto: Iohana Fedlmann/Arquivo pessoal)

Uma brincadeira entre amigos na véspera do Ano Novo causou um grande susto para uma família de Ivoti, no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A jovem Iohana Fedlmann, de 20 anos, estava na piscina com o namorado e cunhados na tarde do último sábado (31) quando encostou-se na beirada, onde havia o filtro que aspira folhas, insetos e todo tipo de impureza que fica sobre a água. Em poucos segundos, ela ficou presa e teve a pele das costas sugada. (Iohana ficou com um enorme hematoma nas costas (Foto: Iohana Fedlmann/Arquivo pessoal)

“Foi tudo muito rápido. Eu me encostei e logo já fiquei grudada. Comecei a gritar que estava sendo sugada, não conseguia me mexer”, diz ela ao G1.

Iohana, o namorado e os amigos brincavam de cabra-cega, em que um dos participantes é vendado e assim precisa alcançar os outros jogadores. Para escapar, ela ficou no canto da piscina, e acabou sendo presa pelo skimmer. O dispositivo fica na parede da piscina à altura da lâmina de água. É um orifício através onde a água é sugada em direção ao filtro da piscina.

A força da sucção foi tão grande que mesmo a sogra empurrando Iohanna para o meio da piscina não foi suficiente para soltar. O namorado desligou o motor do sistema, mas também não adiantou.

Filtro da piscina onde a jovem ficou presa (Foto: Iohana Fedlmann/Arquivo pessoal)
“Era muito forte a pressão. E a dor, parecia que meus ossos iam se quebrar. Depois até meu braço direito começou a ser puxado, sentia que ia entrar pra dentro”, conta. (Dispositivo aspira odo tipo de impureza que fica na água (Foto: Iohana Fedlmann/Arquivo pessoal)

Ela só conseguiu se soltar quando o cunhado colocou a mão entre suas costas e filtro, permitindo a entrada do ar, o que rompeu o vácuo da sucção. Tudo durou menos de 40 segundos.

“Eu mal conseguia me mexer. Me colocaram pra fora da piscina, meu namorado passou gelo nas costas para desinchar. Ficou todo mundo muito chocado”, lembra ela.

A jovem foi levada para o Hospital de Ivoti e atendida na emergência. Após passar por exames e ser submetida a um raio x, para ver se havia danos ao pulmão, foi medicada e voltou pra casa. Mas a marca está lá: um enorme hematoma retangular, um desenho da caixa de filtragem da piscina.

“Foi um susto muito grande. Eu realmente não sabia que isso podia acontecer. Felizmente eu estava de cabelo preso, porque podia ter sido pior”, comenta ela. “Mas fica o alerta. Jamais ficar muito perto do filtro, do ralo. E nunca entrar na piscina com o motor ligado”, completa ela, que vai usar uma pomada por um mês para tratar o ferimento.

Cuidados básicos na piscina

A Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins (ANPP) indica alguns cuidados básicos para os banhistas para evitar a sucção de cabelo ou de partes do corpo.

O uso de ralo anti-aprisionamento, situado ao fundo da piscina, é um dos mais comuns, já que há risco de afogamento em casos assim. Outra medida preventiva é manter a bomba de filtragem sempre desligada quando a piscina estiver em uso ou ter um interruptor de fácil alcance próximo e que desligue a bomba imediatamente quando acionado.

Caso o motor esteja ligado, a sugestão é manter distância do filtro. Não tente obstruir a passagem de água por eles.

Também é fundamental realizar manutenções periódicas para verificar se há alguma falha na operação do sistema de bombeamento.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2017/01/jovem-tem-pele-sugada-apos-ficar-presa-filtro-de-piscina-em-ivoti.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s