Suplementos termogênicos podem causar danos ao coração

Termogênicos podem causar danos ao coração

Com a aproximação das estações mais quentes do ano, aumenta o interesse das pessoas em praticar alguma atividade física para correr contra o tempo e deixar o corpo em forma. E, junto com isso,cresce também a procura por suplementos alimentares.

Segundo uma pesquisa realizada em 2015 pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico e Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), 54% dos brasileiros tomam algum tipo de suplemento alimentar, considerando a participação de mais de mil brasileiros, com mais de 17 anos, de todas as regiões do país. Porém, o perigo é que o uso indiscriminado e desorientado dessas substâncias não deve ser realizado sem o acompanhamento médico, porque cada um tem uma função diferente e se for consumido de maneira inadequada pode causar efeitos colaterais, como por exemplo, sobrecarregar o coração.

“Se os termogênicos (suplemento que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura do corpo e favorece a queima de gordura) possuir efedrina ou algum composto dessa classe, os estímulos de contração do músculo cardíaco podem aumentar, já que será necessário que mais sangue circule pelo organismo. Com isso, o coração irá trabalhar mais. Para quem tem problemas cardiovasculares ou predisposição e não sabe, tal ação pode ser um risco”, explica o coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Elcio Pires Junior.

No Brasil, existem termogênicos feitos à base de ingredientes naturais, tais como, pimentas, canela e gengibre, e que possuem venda liberada. Entretanto, mesmo essas opções que não carregam em sua composição a perigosa efedrina,não se deve consumi-las sem a avaliação de um especialista, já que alguns indivíduos podem ser sensíveis a esses ingredientes e ter reações indesejadas.

“O uso inadequado desses produtos pode até garantir a perda de peso e um corpo esbelto, porém, não podemos colocar em risco a saúde em troca de estética. Para se atingir um bom desempenho na atividade física o ideal é respeitar os seus limites, ter disciplina, consumir alimentos saudáveis e sempre contar com a ajuda de um especialista, que indicará os métodos mais adequados para cada paciente” finaliza o especialista.

http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/termogenicos-podem-causar-danos-ao-coracao.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s